Pular para o conteúdo principal

Cães também podem fazer transfusão de sangue; especialista explica quando a prática é indicada

Procedimento é indicado para animais que possuem anemia grave; para ser doador, cão precisa ter acima de dois anos, pesar mais de 20 quilos e estar sadio.

As transfusões de sangue não são utilizadas apenas nos cuidados de saúde dos seres humanos. Apesar de serem menos comuns, elas também podem ajudar na recuperação de cães doentes. Mas assim como ocorre com as pessoas, há condições específicas nas quais esse procedimento é indicado.
O veterinário Vinícius Tolentino explica que são indicadas as transfusões em cães que apresentem anemia grave, ou que possuam doença que provoque anemia, sendo uma das mais comuns a hemoparasitose, conhecida como 'doença do carrapato'.
Ele aponta ainda que em Belo Horizonte existe um banco de sangue canino, mas no interior não é possível contar com um estoque já à disposição. “Por esse motivo, não há como armazenar o sangue do animal doador; é preciso colher o sangue e fazer a transfusão para o paciente quase que de imediato”, explica.

Critérios

Para poder doar sangue, o animal precisa ter acima de dois anos, pesar mais de 20 quilos e estar sadio. A quantidade de sangue retirada depende do peso do cão que receberá a transfusão, mas é sempre uma quantidade que não provoca efeitos colaterais no doador.
Também experiente na prática, o veterinário João Ephraim Ferreira destaca que possui clientes que já colaboraram e deixaram seus animais servirem como doadores, mas também acontece do tutor do cão doente ficar responsável por encontrar um doador.
Ele conta ainda que no universo canino também existem diferentes tipos sanguíneos, mas a primeira transfusão pode ser feita sem problemas, embora nas transfusões seguintes é preciso fazer exame para identificar a compatibilidade da tipagem sanguínea entre doador e receptor.
Também é importante evitar a alimentação antes e depois da transfusão de sangue. Serão coletadas outras amostras de sangue entre a primeira e as próximas 72 horas seguidas do procedimento, para acompanhamento da sobrevivência (viabilidade) das células transfundidas. Isto para se estar atento a uma possível rejeição. Após a primeira transfusão, aumentam muito as chances de ocorrerem reações.
Mas tudo isso também deve ser confirmado com um médico especialista para tirar maiores dúvidas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para adotar CÃO RND ou um VIRA - LATA

Milhares de cães estão em abrigos esperando por um novo lar. 1. Suas qualidades são contagiosas – Ter um vira-lata é uma aventura! Quando você tem a companhia de um cão de raça pura, você já conhece o temperamento e as características dele desde o primeiro momento. Mas adotando um vira-lata, você vai conhecer a personalidade dele aos poucos, o que torna a relação ainda mais especial. 2. Você está salvando uma vida – Um cachorro que está no abrigo tem grandes chances de ser eutanasiado se não conseguir um lar. Ao adotar um cão, você está diretamente salvando uma vida e saiba que ele nunca irá esquecer disso. 3. Seu custo inicial é baixo – Ao contrário de uma raça pura, que custa muito caro, adotar um vira-lata não custa nada. 4. Ele tem menos problemas de saúde – Algumas pessoas dizem que vira-latas têm mais saúde do que raças puras. Isso não é comprovado cientificamente, mas sabemos que algumas raças puras têm mais propensão a desenvolver certas...

Tudo sobre Pinscher

É uma raça cachorro de porte pequeno, surgida na Alemanha. Tem uma constituição quadrada, possuindo uma musculatura forte e uma postura elegante.  Seu pescoço arcado e musculoso lhe dá um ar de confiante. Seu tamanho pode variar entre 25 a 30 centímetros, com o peso variando de 3 a 6 kg.  A cabeça é proporcional ao corpo, e vai afinando em direção ao focinho. Geralmente tem olhos escuros. Suas orelhas são altas e as patas dianteiras são retas. As patas são pequenas, e curiosamente se assemelham com a forma das patas dos gatos.  A pelagem do Pinscher é curta, densa e possui pelos duros e sem falha desprevenido .  As cores do pelo são sólidas e podem variar entre ferrugem, chocolate, vermelho e preto.  Eles possuem uma aparência distinta. É fácil reconhecer um Pinscher Miniatura quando você ver um.  A sua expectativa de vida varia entre 12 a 14 anos. Temperamento O Pinscher Mini é um cão com uma personalidade forte. S...

Cães podem descobrir câncer em seres humanos

  Nos últimos anos, os bichinhos têm sido usados em diferentes atividades, entre elas a de detectar   doenças   graves, como o câncer, a diabetes e outras. Uma pesquisa de uma universidade americana apontou que os cães identificam o câncer antes do surgimento de tumores Como um cachorro consegue detectar um câncer Que o cachorro é o melhor amigo do homem todo mundo já sabe, mas agora foi descoberto uma nova habilidade incrível para esses animais tão queridos em nossas vidas. Os cães são capazes de descobrir células cancerígenas nos humanos antes mesmo dos tumores aparecerem. Apesar de não serem capazes de alertar claramente o dono dos sinais do câncer, os cães procuram dar sinais aos seus donos a fim deles perceberem com a sua ajuda que há algo de errado em seu corpo. De acordo com um estudo da Universidade da Pensilvânia, algumas raças dos animais são capazes de identificar em até 90% de precisão o câncer de intestino em human...