Nada no mundo se compara a alegria que os cães nos trazem ao vir nos cumprimentar depois de um longo dia fora. A expressão de pura felicidade que eles têm ao nos verem fazem com que saibamos o quanto nos amam. Uma ocorrência comum nessas horas é o “beijo” canino.
Frequentemente eles nos dão uma grande lambida aocelebrar. Não se preocupe, o seu cão não está provando o seu gosto para ver se você pode ser o jantar. Ele está seguindo um comportamento natural profundamente enraizado em quem ele é como um cão.
Lamber pode significar muita coisa. As mamães caninas, desde cedo, lambem seus filhotes para ajuda-los a respirar, a defecar, urinar e a se limpar. Alguns animais com ansiedade e tédio também podem lamber-se compulsivamente. Outros cães podem usar o ato de lamber para aliviar o estresse. Em alguns casos é só questão de comunicação. Em outros é limpeza. E em muitas situações é a mais pura demonstração de afeto e relacionamento com o tutor.
Esse comportamento não é um enigma tão grande assim, aliás, é uma atitude bastante comum em raças de cães, uns mais, outros menos e que veio como uma herança de seus ancestrais.
Na maior parte das vezes, a lambida ou o famoso “beijo canino” é um sinal profundo de afeto do cão com seu dono. Afinal, os animais costumam lamber uns aos outros (mas só aqueles de que gostam muito). Em alguns casos, pode também ser sinal de reverência e lambidinhas no queixo ou pescoço podem significar submissão.
Mas além do carinho todo, há ainda uma grande utilidade dessas lambidas caninas. A língua dos cães é um órgão que consegue captar informações importantes sobre seu tutor e o ambiente ao redor. Não é o máximo?
Se seu cãozinho, porém, parece incapaz de parar de lamber, talvez esse seja um sinal de alerta, onde ele tenta demonstrar sua insatisfação, ansiedade e seja um meio de chamar a atenção de seu tutor, principalmente se houver acompanhado de outros sinais como automutilação e uivos em excesso.
Vale o alerta!
Comentários
Postar um comentário