Animais de estimação são sinônimo de alegria e companheirismo. Eles costumam recepcionar seus donos com latidos, ronronares e lambidas. Porém, às vezes, os amiguinhos de quatro patas mudam de comportamento, ficam cabisbaixos e desanimados. Isso pode ser um sinal de que há algo errado com a saúde deles.
Pra evitar que isso aconteça é necessário manter a caderneta de vacinação em dia. A tosadora de Sorocaba (SP), Juliana Corcini, que é dona de sete cães e de dois gatos, sabe bem disso.
“Mantenho as vacinas em dia para prevenir que eles fiquem doentes. Sempre vacino meus pets de acordo com as datas de nascimento. Além disso, todos os anos eles tomam o reforço da vacina antirrábica e V10”, conta Juliana.
A médica veterinária Bruna Rosa destaca a importância de vacinarmos os pets. “A vacinação é de extrema importância, pois a imunização acontece de forma preventiva. Quando o animal não está vacinado, ele fica suscetível a contrair doenças como a raiva, cinomose e leptospirose, que podem levar o animal a óbito”, explica a veterinária.
Respeitar o calendário de vacinação dos pets é fundamental para garantir que os animais fiquem saudáveis e felizes. Apesar de apenas a vacina antirrábica ser obrigatória, outras vacinas também são importantes.
“De acordo com a nossa legislação, somente a vacina antirrábica é obrigatória, já que se trata de uma zoonose, doença que pode ser transmitida a seres humanos. Porém, os animais devem receber também doses da V8 ou V10”, alerta Bruna.
Vacinas necessárias para cães
- Vacina antirrábica – A vacina antirrábica protege contra a raiva e deve ser aplicada em uma única dose após os três primeiros meses de vida dos cães. Essa vacina é aplicada gratuitamente por órgãos ligados ao setor de zoonoses das cidades.
- Vacina V8 – Essa vacina protege o cão contra cinomose, parvovírus, adenovírus tipo 2, parainfluenza, coronavírus, leptospirose causada pelas cepas icterohaemorrhagiae e canicola. A aplicação é dividida em três seções, com intervalos de 21 a 30 dias entre cada uma.
- Vacina V10 – Além de proteger contra as mesmas doenças que a V8, a vacina V10 também protege o cachorro de outras duas cepas causadoras da leptospirose, a grippotyphosa e a Pomona. As aplicações seguem a mesma indicação da V8.
- Outras vacinas indicadas para os cães são contra a gripe canina, giárdia e leishmaniose.
Vacinas necessárias para gatos
- Vacina Antirrábica – No caso dos gatos, a vacina antirrábica segue as mesmas especificações para os cães.
- Vacina V3 – A tríplice felina protege os animais contra o calicivírus, inotraqueite e panleucopenia. A primeira dose deve ser aplicada depois dos primeiros 60 dias do animal, a segunda após o intervalo de 21 dias.
- Vacina V4 – Além de proteger os bichanos das mesmas doenças que a tríplice, a quádrupla felina protege também contra a clamidiose.
- Vacina V5 – Essa vacina protege das mesmas doenças que a V4 e contra a leucemia felina. As doses devem ser aplicadas a partir dos nove meses do animal e com intervalo de 21 a 30 dias.
É importante ressaltar que as vacinas devem ser aplicadas anualmente e apenas por médicos veterinários. A imunização do animal só acontece após a aplicação da última dose das vacinas, por isso, quando o pet estiver no quadro vacinal, não deve ter contato com outros animais.
Comentários
Postar um comentário