Pular para o conteúdo principal

Brasil tem a 4ª maior população de animais de estimação do mundo

Eles são mais de 130 milhões no mundo inteiro: cachorros, gatos, aves, peixes e alguns tipos mais exóticos. 


O Brasil ocupa o quarto lugar em população total de animais de estimação. E se em casa eles estão tomando o lugar que antes era das crianças, nas cidades estão ganhando espaços criados especialmente para eles. Muitos parques têm hoje áreas exclusivas para cães, um ponto de encontro e socialização dos animais.

Dizem os estudiosos que ter um animal de estimação é um jeito de enfrentar a solidão nas grandes cidades. Mas não é só isso. Já está provado que esses bichinhos auxiliam, e muito, na cura das doenças do corpo e da alma.

Um humilde vira-lata, chamado Neguinho, e um aristocrata Samoieda chamado Baruk. Eles não se conhecem, moram muito longe um do outro, mas ambos foram autores de histórias muito parecidas, mudando a vida de duas famílias.

Dona Ana tem 98 anos e mora em Campinas, interior de São Paulo. Quando tinha 90, levou um tombo e fraturou o fêmur. Sem poder se movimentar, deixou de cuidar do jardim, que ela adora e que é a lembrança do marido, seu grande amor. Entrou em depressão. Os filhos ficaram preocupados. 

A funcionária pública Elza Maria Dias, filha de Dona Ana, nem pensou em comprar um cachorro. Foi direto a uma feirinha de adoção e se encantou por um cachorrinho sem raça. Para Neguinho, que já tinha sido maltratado, ganhar uma nova família foi uma presentão.
Neguinho ganhou o carinho que tanto precisava, e Dona Ana, a companhia alegre que foi um santo remédio contra a depressão. A tristeza que ela sentia acabou.

“Ele diverte a gente. Ele vem, deita perto de mim. Ele é bonzinho. Só falta falar”, diz Ana Castilho Dias.

No Ceará, o herói atende pelo nome de Baruc. O cachorro, da raça Samoieda, de origem russa, enche de alegria a casa de Pedro Sousa Greilich, de 9 anos. E olha que a concorrência é grande. Na casa vivem também três buldogues franceses, uma calopsita e dois jabutis.   

O Baruc chegou há dois anos, quando a família enfrentava um momento doloroso: Pedro estava fazendo um tratamento contra leucemia.

“O Pedro ficou um ano fora da escola. Ele não podia ter contato com outras crianças, isolamento com máscaras, não podia ir para o chão, ele não podia nada, porque a imunidade dele estava muito baixa por conta da quimioterapia e ele pegar alguma infecção poderia ser muito prejudicial como também atrasar o tratamento”, conta a mãe de Pedro, a estudante de medicina veterinária Gabriele Souza Greilich.

Foi nessa época que Pedro pediu aos pais: quando melhorar, quero um cachorro. Grande, todo branco, como um lobo. E que mãe ou pai vai negar um pedido de um filho num momento como esse?

Apesar de grandalhão, Baruc é dócil, carinhoso, se dá bem com os outros cachorros e até brinca com a calopsita.

Fofinho, carinhoso, bonito toda vida e... valioso. Um chamariz para os ladrões. Um dia, Baruc encontrou o portão aberto e foi para rua. Foi tudo muito rápido. Um carro parou e levou o cachorro. Pedro, ainda se recuperando da leucemia, ficou arrasado.

A notícia do furto do Baruc logo se espalhou pela região. Todo mundo passou a procurar pelo cachorro, a reproduzir as fotos dele em cartazes e nas redes sociais.

Com toda essa movimentação, Baruc acabou sendo localizado dois dias depois. As câmeras de segurança das casas vizinhas também foram fundamentais. Localizado, o homem concordou em devolver o Baruc. 

E junto, devolveu também o sorriso do Pedro e a alegria de toda a família.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para adotar CÃO RND ou um VIRA - LATA

Milhares de cães estão em abrigos esperando por um novo lar. 1. Suas qualidades são contagiosas – Ter um vira-lata é uma aventura! Quando você tem a companhia de um cão de raça pura, você já conhece o temperamento e as características dele desde o primeiro momento. Mas adotando um vira-lata, você vai conhecer a personalidade dele aos poucos, o que torna a relação ainda mais especial. 2. Você está salvando uma vida – Um cachorro que está no abrigo tem grandes chances de ser eutanasiado se não conseguir um lar. Ao adotar um cão, você está diretamente salvando uma vida e saiba que ele nunca irá esquecer disso. 3. Seu custo inicial é baixo – Ao contrário de uma raça pura, que custa muito caro, adotar um vira-lata não custa nada. 4. Ele tem menos problemas de saúde – Algumas pessoas dizem que vira-latas têm mais saúde do que raças puras. Isso não é comprovado cientificamente, mas sabemos que algumas raças puras têm mais propensão a desenvolver certas...

Tudo sobre Pinscher

É uma raça cachorro de porte pequeno, surgida na Alemanha. Tem uma constituição quadrada, possuindo uma musculatura forte e uma postura elegante.  Seu pescoço arcado e musculoso lhe dá um ar de confiante. Seu tamanho pode variar entre 25 a 30 centímetros, com o peso variando de 3 a 6 kg.  A cabeça é proporcional ao corpo, e vai afinando em direção ao focinho. Geralmente tem olhos escuros. Suas orelhas são altas e as patas dianteiras são retas. As patas são pequenas, e curiosamente se assemelham com a forma das patas dos gatos.  A pelagem do Pinscher é curta, densa e possui pelos duros e sem falha desprevenido .  As cores do pelo são sólidas e podem variar entre ferrugem, chocolate, vermelho e preto.  Eles possuem uma aparência distinta. É fácil reconhecer um Pinscher Miniatura quando você ver um.  A sua expectativa de vida varia entre 12 a 14 anos. Temperamento O Pinscher Mini é um cão com uma personalidade forte. S...

Cães podem descobrir câncer em seres humanos

  Nos últimos anos, os bichinhos têm sido usados em diferentes atividades, entre elas a de detectar   doenças   graves, como o câncer, a diabetes e outras. Uma pesquisa de uma universidade americana apontou que os cães identificam o câncer antes do surgimento de tumores Como um cachorro consegue detectar um câncer Que o cachorro é o melhor amigo do homem todo mundo já sabe, mas agora foi descoberto uma nova habilidade incrível para esses animais tão queridos em nossas vidas. Os cães são capazes de descobrir células cancerígenas nos humanos antes mesmo dos tumores aparecerem. Apesar de não serem capazes de alertar claramente o dono dos sinais do câncer, os cães procuram dar sinais aos seus donos a fim deles perceberem com a sua ajuda que há algo de errado em seu corpo. De acordo com um estudo da Universidade da Pensilvânia, algumas raças dos animais são capazes de identificar em até 90% de precisão o câncer de intestino em human...