Pular para o conteúdo principal

Curiosidades e Cuidados com gatos: como fazer o seu gato viver mais e melhor


 

  Todas as pessoas que possuem um animal de estimação adorariam que eles vivessem por muito mais tempo.
Uma das curiosidades sobre gatos em especial é que sabemos que os gatos possuem o período de vida entre 20 a 30 anos.

Mas diversas medidas são necessárias para que o gato atinja a longevidade com bastante saúde, principalmente com muita qualidade de vida ao longo dos anos.

Cuidados com gatos, de extrema importância, para você conhecer

Vacinação






  •  A proteção para seu gato é um dos principais
    fatores quando falamos de cuidados com gatos, pois diariamente todos os gatos são expostos a diversos patógenos e doenças e, seja por uma questão ambiental ou então de sua própria imunidade, podem acabar sendo afetados.

E muitas delas podem ser controladas anualmente, um exemplo principal que temos é o uso da vacinação.
Quando falamos de cuidados com gatos, talvez esse seja o que afete mais drasticamente a expectativa de vida dos seus bichanos.
Muitas clínicas e hospitais seguem um esquema com carteirinha, que vem de maneira completa e muitas delas com o reforço anual.
É de extrema importância ter a vacinação do seu gato em dia, principalmente de maneira preventiva contra doenças infectocontagiosas.
A vacinação deve ser realizada por um médico veterinário, de preferência em locais de fonte confiável! Pois o local deve manter a vacina refrigerada e não ter estoque de vacinas vencidas.
 O esquema de vacinação se inicia quando você possui um gato filhote, ele deve seguir o seguinte padrão:

∙ 60 dias: 1ª dose da vacina múltipla;
∙ 80 dias: 2ª dose da vacina múltipla;
∙ 120 dias: 3ª dose da vacina múltipla;
∙ 130 dias: antirrábica
Se o seu gato não é mais um filhote, o protocolo de vacinação deve ser diferente, ele receberá duas doses da múltipla com o intervalo de 21 dias e a vacina deve ter o reforço anual!
Uma das curiosidades sobre gatos que envolve a vacinação é que, mesmo quando feita por profissionais, a aplicação pode não ser feita corretamente.
Então é importante ficar de olho em qualquer paralisia local ou andar mancando.
 Um dos mais importantes cuidados com gatos: vermifugação

Além da vacinação, é muito importante ter a vermifugação em dia, para realizar o controle dos vermes, que são muito comuns nos animais de estimação e causam extremo desconforto.
O reforço da vermifugação é anual.
Um outro ponto dos cuidados com gatos é o controle de pulgas e carrapatos, que também não deve ser esquecido!
Muitas pessoas pensam que esses parasitas causam coceira apenas, mas não, os carrapatos podem ocasionar diversas doenças.
Por isso é importante ter o controle adequado, principalmente se o seu gato tem acesso à rua ou se você mora em casa com quintal.
• Não se apavore se o seu gato estiver com pulgas ou carrapatos, isso acontece porque esses pequenos animais também andam pelo ambiente, então é normal acontecer
Quando falamos de vermifugação também temos algumas curiosidades sobre gatos. Por exemplo: Nós sabemos que os gatos que andam livremente pela rua estão mais propensos a adquirir vermes e parasitas, mas você sabia que é igualmente importante vermifugar seu bichano mesmo se ele fica somente dentro de casa?
Ainda sobre os cuidados com gatos, não podemos deixar de comentar, que você deve sempre realizar visitas de rotina ao veterinário.
Nós temos o péssimo costume de procurar o veterinário apenas quando o nosso animal fica doente. Esquecemos de realizar um check-up anual no nosso animal de estimação.
• Adote esse hábito! Antes saber que a saúde do seu gato está em dia, do que ser pego com surpresas desagradáveis a respeito, esse sem dúvida é um dos principais cuidados com gatos que se deve ter!
• Guarde também em uma pasta separada resultados de exames, assim como receitas.
  

Tenha conhecimento das doenças em gatos
Ter um conhecimento básico sobre os cuidados com gatos envolve saber um pouco das principais doenças que os gatos são acometidos é de extrema importância.
Obviamente você não precisa ser um expert no assunto, mas aqui vão algumas doenças que merecem ser estudadas:
 • Esporotricose
• Fiv e FeLV
• Doença inflamatória intestinal
• Hipertireoidismo
• Lipidose hepática
• Insuficiência renal crônica
• Diabettes mellitus
• Linfoma
• Hipersensibilidade
Mas que fique claro, que você não deve se basear apenas na internet para entender todos os cuidados com gatos e para identificar os sinais e sair fazendo diagnósticos e tratamentos sem o auxílio do médico veterinário.
Existem alguns sinais clínicos que podem ser indicativos de diversas doenças. E quem deve dar o diagnóstico diferencial sempre é o médico veterinário, por isso é necessário procurar um quando o seu gato apresentar qualquer sinal fora do padrão. Como por exemplo:
• Vômito
• Diarreia
• Dificuldade para respirar – os gatos nunca respiram de boca aberta
• Baixa ingestão de alimentos
• Alteração no comportamento
• Perda de peso progressiva
• Queda de pelo
• Falta de higienização
• Urina e fezes em locais não usuais
• Miados exagerados – principalmente se o seu gato é mais silencioso
Esses foram alguns exemplos apenas, pois uma lista de sinais clínicos de felinos podem ser gigantes.
Dê uma boa alimentação para seu gato: boas práticas de cuidados com gatos

Cada espécie tem a quantia específica de alimento que deve receber, os gatos também, de acordo com a sua idade, peso e tamanho, para que todos os nutrientes sejam convertidos de maneira correta.
Por isso também faz parte dos cuidados com gatos ter BASTANTE atenção com a alimentação dos seus peludinhos! Comida para gatos também é um assunto que todo dono deve procurar saber!
A ração é o alimento mais dado para os gatos, e todos os seus componentes vem na quantidade adequada para a exigência dos felinos. E não deve ser excluída da alimentação dos gatos.
Como outra alternativa, existem a alimentação natural, que possui diversos benefícios .Mas antes de implantar a alimentação natural você deve ter em mente que:
• Isso irá tomar um tempo seu, tanto na compra dos alimentos como em seu preparo, mas também irá fazê-lo economizar.

• A alimentação natural não substitui os nutrientes encontrados em uma ração, por isso é importante realizar suplementação
  

Cuidados com gatos: como o gato se exercitar é importante
Quando pensamos em atividade física, geralmente esquecemos os gatos, pois eles tem o hábito de se exercitar em casa, não é mesmo?
Porém, uma das curiosidades sobre gatos que devemos lembrar é que não são todos os gatos que gostam de ficar se movimentando, alguns são mais preguiçosos e se puderem passar o dia todo dormindo, vão fazer isso com prazer.

A atividade física faz parte dos cuidados com gatos essenciais, ela tem diversos benefícios como:


• Aumento da força muscular
• Redução de problemas ósseos e musculares
• Redução da obesidade
• Atua como prevenção de riscos à saúde
Você deve estar se perguntando, como iniciar a atividade física, nós vamos responder.
Primeiro observe qual período do dia o seu gato está ativo, a maioria deles ficam mais ativos durante a manhã e a noite.
Prepare-se para brincar com o seu gato antes de dormir, além de ser um momento divertido, irá aproximar mais vocês dois. E com certeza ele irá dormir mais tranquilo
Se você tiver os brinquedos favoritos do seu gato, eles também vão ajudar no momento da diversão.
Mas necessariamente você não precisa ter apenas brinquedos para realizar os exercícios com seu gato.
Uma alternativa para gatos solitários começarem a se exercitar é ter mais de um gato na sua casa, assim as brincadeiras serão garantidas a toda hora.
  

Quais brinquedos posso escolher para o meu gato?
Antes de iniciarmos os exercícios, você precisa saber que tipo de brinquedo pode dar para o seu gato. Essa, sem dúvida, é uma da principais curiosidades sobre gatos.
• Opte por brinquedos que sejam resistentes, que não soltem material e que principalmente não tenham qualquer tipo de peça solta, ou que possa escapar nele.
• Os gatos geralmente são bem seletivos para os brinquedos, adotando alguns como favoritos. Obviamente você não precisa comprar um arsenal de brinquedos. Use qual você achar necessário no momento da brincadeira.
• Os gatos adoram brinquedos que remetem a caçada, você pode até esconder alimentos para ele procurar. Ou então utilizar o clássico laser na parede.
• Muitas pessoas pensam que gatos podem brincar com novelos de lã, eles não podem! Pois soltam fios e podem formar um corpo estranho no trato digestivo. Essa é uma das curiosidades sobre gatos mais interessantes, pois vai contra o senso comum.
• Não use brincadeiras que envolvam mordidas, dedos, pés, pernas ou qualquer brincadeira que possa tornar o seu gato agressivo.
• Na hora de escolher os jogos, você deve pensar em algo que realmente exercite seu gato! Como perseguir ou caçar coisas.
• Uma dica é simular uma vara de pesca e colocar um brinquedo favorito na ponta, para estimular com que o seu gato pule ou então fique perseguindo o brinquedo.
E caso você não tenha tempo disponível para brincar diariamente com o seu gato, lembre-se de enriquecer o ambiente!
Parte dos cuidados com gatos envolve o enriquecimento ambiental, que deixa o ambiente mais agradável para o seu gato, além de ter a presença somente dos brinquedos dele.
• Você pode distribuir arranhadores, prateleiras, estantes ou outro móvel que faça com que o seu gato explore o local
A vida de um gato que pratica atividades físicas por meio das brincadeiras definitivamente possui uma vida mais saudável. E também a vida que todo gato sempre quis. 


A importância de saber as personalidades de cada raça
Antes de querer adquirir um gato de determinada raça, é necessário pesquisar um pouco sobre ela.
Cada gato possui um temperamento diferente e isso é bem nítido para todas as raças, por isso insistimos tanto na importância de se informar cada vez mais sobre os cuidados com gatos.
É ideal buscar se o gato irá se encaixar com o seu ritmo de vida, com as pessoas que convivem com você, com o ambiente que ele será inserido.
Existem gatos que são extremamente ativos, gatos que não gostam muito de serem apertados a todo instante e gatos que são muito tranquilos.
Vale lembrar que cada gato possui a sua personalidade individual e eles acabam “puxando” isso de cada tutor, pelo menos algumas qualidades e alguns defeitos de cada um.
O ponto é, você não deve adquirir determinado animal só porque achou bonito, existem diversas fontes na internet que comentam sobre o temperamento de cada raça.
E se você não se sentir ainda tranquilo a respeito do seu futuro gato não se encaixar no perfil que você deseja, existem veterinários que são especialistas em gatos.
Você pode marcar de conversar com alguns deles, comentar como é a sua rotina, como é a sua casa, quais mudanças você estaria disposto a fazer para ter um gato e então obter a resposta facilmente.
Com algumas raças ou então até mesmo saber se a que você escolher se adaptará bem ao ambiente.
Cuidados com gatos: a importância do adestramento para gatos
O adestramento para felinos é possível sim e muitos tutores já relataram que é uma prática que deixa o seu gato mais próximo dele.
Isso porque, o adestramento é um momento prazeroso para o seu gato.
Quando o gato é adestrado desde pequeno, maiores são as chances de ele memorizar todos os comandos assim como estar sempre disposto a aprender coisas novas.
O adestramento torna o seu gato mais obediente, além de deixar qualquer pessoa mais tranquila sabendo que o seu gato irá se comportar em qualquer situação.
E com certeza o adestramento possui diversos benefícios e não deve ser uma prática menosprezada.
Usando palavras positivas, carinhosas, petiscos e muito carinho, o seu gato facilmente irá ceder aos encantos do adestramento.

Considerações finais sobre cuidados com gatos e principais curiosidades sobre gatos
Tudo o que todos nós queremos é que os nossos animais de estimação, que são membros da nossa família, passem momentos ótimos ao nosso lado e que também estejam felizes com a gente.
Por isso que todos os cuidados com gatos que foram escritos nesse texto merecem ser lidos com carinho para uma melhor qualidade de vida do seu felino.
Essas são algumas das dicas principais que separamos de como o seu gato pode ter uma vida mais saudável, não se tratando apenas de saúde, mas como bem-estar e felicidade!
Sobre o que você gostaria de ler por aqui? Deixe sua resposta nos comentário






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para adotar CÃO RND ou um VIRA - LATA

Milhares de cães estão em abrigos esperando por um novo lar. 1. Suas qualidades são contagiosas – Ter um vira-lata é uma aventura! Quando você tem a companhia de um cão de raça pura, você já conhece o temperamento e as características dele desde o primeiro momento. Mas adotando um vira-lata, você vai conhecer a personalidade dele aos poucos, o que torna a relação ainda mais especial. 2. Você está salvando uma vida – Um cachorro que está no abrigo tem grandes chances de ser eutanasiado se não conseguir um lar. Ao adotar um cão, você está diretamente salvando uma vida e saiba que ele nunca irá esquecer disso. 3. Seu custo inicial é baixo – Ao contrário de uma raça pura, que custa muito caro, adotar um vira-lata não custa nada. 4. Ele tem menos problemas de saúde – Algumas pessoas dizem que vira-latas têm mais saúde do que raças puras. Isso não é comprovado cientificamente, mas sabemos que algumas raças puras têm mais propensão a desenvolver certas...

Tudo sobre Pinscher

É uma raça cachorro de porte pequeno, surgida na Alemanha. Tem uma constituição quadrada, possuindo uma musculatura forte e uma postura elegante.  Seu pescoço arcado e musculoso lhe dá um ar de confiante. Seu tamanho pode variar entre 25 a 30 centímetros, com o peso variando de 3 a 6 kg.  A cabeça é proporcional ao corpo, e vai afinando em direção ao focinho. Geralmente tem olhos escuros. Suas orelhas são altas e as patas dianteiras são retas. As patas são pequenas, e curiosamente se assemelham com a forma das patas dos gatos.  A pelagem do Pinscher é curta, densa e possui pelos duros e sem falha desprevenido .  As cores do pelo são sólidas e podem variar entre ferrugem, chocolate, vermelho e preto.  Eles possuem uma aparência distinta. É fácil reconhecer um Pinscher Miniatura quando você ver um.  A sua expectativa de vida varia entre 12 a 14 anos. Temperamento O Pinscher Mini é um cão com uma personalidade forte. S...

Cães podem descobrir câncer em seres humanos

  Nos últimos anos, os bichinhos têm sido usados em diferentes atividades, entre elas a de detectar   doenças   graves, como o câncer, a diabetes e outras. Uma pesquisa de uma universidade americana apontou que os cães identificam o câncer antes do surgimento de tumores Como um cachorro consegue detectar um câncer Que o cachorro é o melhor amigo do homem todo mundo já sabe, mas agora foi descoberto uma nova habilidade incrível para esses animais tão queridos em nossas vidas. Os cães são capazes de descobrir células cancerígenas nos humanos antes mesmo dos tumores aparecerem. Apesar de não serem capazes de alertar claramente o dono dos sinais do câncer, os cães procuram dar sinais aos seus donos a fim deles perceberem com a sua ajuda que há algo de errado em seu corpo. De acordo com um estudo da Universidade da Pensilvânia, algumas raças dos animais são capazes de identificar em até 90% de precisão o câncer de intestino em human...