Pular para o conteúdo principal

Como educar seu cãozinho a fazer xixi no lugar certo




Para quem se antecipou e já embarcou na aventura de presentear um filho com um cachorrinho, talvez você já esteja farto de lavar tapetes e carpetes com produtos removedores de odor de urina. Campeão das reclamações do período de adaptação pet, alguns cãezinhos podem demorar – e muito! – para entender que a casa não é um penico gigante.



Às vezes, um filhote se comporta como criança. A gente fala, fala, fala e fala e parece estar falando para as paredes. Mas calma, ele vai aprender. E acredite: assim que se der conta de que existe um local para essa finalidade ele vai ficar muito mais feliz.

Então vamos lá:
* Determine o lugar certo que será o banheiro de seu pet. Não o deixe eleger por conta própria a sacada ou o tapete do banheiro. Aliás, não é a toa que cães adoram urinar em tapetes: eles absorvem a umidade e assim não molham suas patas.
Restrinja o espaço. Parece maldade, mas não é. Até seu pet vai se sentir mais seguro se descobrir sua casa aos poucos. Limite-o a um cômodo ou à cozinha estendida à área de serviço.
* No início talvez seja interessante cobrir o chão de uma área bastante extensa com jornais ou tapetes higiênicos, o material que você eleger para absorver os dejetos. É importante deixar essa área coberta o mais longe possível da caminha e do comedouro de seu pet. Animal costumam ser higiênico e não costumam se alimentar ou dormir perto de suas fezes, daí a importância de estar em cantos opostos.
* O filhote faz xixi muito mais vezes do que um adulto, número que pode ser algo em torno de oito, dependendo da raça e da ingestão hídrica dele. Sabendo disso, tenha ciência do espaço a ser percorrido por ele quando bater aquela vontade de esvaziar a bexiga. Bastam seis metros para ele se agachar e fazer pelo meio do caminho o que pode incluir seu tapete. 

A dica é estar atento aos horários. Quando acorda e logo depois do almoço é certo que seu pet vai urinar, então seria interessante você pegá-lo no colo e levá-lo até a área eleita se ele por acaso estiver longe dela.
Logo depois de esvaziar a bexiga é a hora de permitir ao seu mascote se aventurar pelos outros cômodosda casa. Você terá uma hora tranquila para brincadeiras e interação sem o estresse do xixi.
* De quando em quando, se você estiver em casa com ele por mais de uma hora, pegue no colo e leve-o até o local, coloque-o sobre o jornal ou tapete higiênico e diga “xixi”. Se ele fizer, comemore, ele entendeu que agradou você.


* Isso vale para quem também leva seu filhote para a rua. Ao se agachar, enfatize a palavra “xixi” para ele entender que o que está fazendo é xixi.

* Em caso de tapete carimbado, a não ser que você flagre seu pet esteja se agachando (fazer xixi) ou se encolhendo(fazer  cocô), não adianta chamar a atenção dele. Durante a bronca, ele entende que o errado é fazer xixi, e não que é errado fazer xixi naquele lugar. Dessa forma você contribui para a manutenção do grande penico por que seu pet vai se esconder de você sempre que precisar esvaziar a bexiga. Ou pior: vai reter a urina até o próximo passeio higiênico.
* Ter cachorro é ter responsabilidades, e seu pet precisa ter horário para ir ao banheiro ou à rua, o que costuma ser de  3 a 5 vezes por dia quando adulto. Acorde mais cedo se você precisa sair para trabalhar mas jamais negligencie a necessidade de seu cão em esvaziar a bexiga.
Com o passar do tempo, acostumá-lo  à rua é um excelente negócio. Cães adultos facilitarão sua vida se fizerem sua necessidades fora de casa. Limpar o banheiro de um labrador, por exemplo, é jornal que não acaba mais e o odor pode impregnar. O cão costuma se adaptar à sua rotina e esteja ciente de que a primeira coisa a fazer quando chegar em casa é levá-lo para a rua pois o cérebro dele  já desencadeou o processo “estou quase indo ao banheiro”, quando escuta sua voz.
E cuidado! Urina retida predispõe a infecções urinárias!
Se o cão persistir no erro durante mais de três semanas, talvez você não esteja tendo a necessária postura de liderança de forma eficaz. Procure um adestrador para fazer esse trabalho para você, com gente especializada o resultado costuma ser rápido.
Boa sorte!


Sobre o que você gostaria de ler por aqui? Deixe sua resposta no comentário





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para adotar CÃO RND ou um VIRA - LATA

Milhares de cães estão em abrigos esperando por um novo lar. 1. Suas qualidades são contagiosas – Ter um vira-lata é uma aventura! Quando você tem a companhia de um cão de raça pura, você já conhece o temperamento e as características dele desde o primeiro momento. Mas adotando um vira-lata, você vai conhecer a personalidade dele aos poucos, o que torna a relação ainda mais especial. 2. Você está salvando uma vida – Um cachorro que está no abrigo tem grandes chances de ser eutanasiado se não conseguir um lar. Ao adotar um cão, você está diretamente salvando uma vida e saiba que ele nunca irá esquecer disso. 3. Seu custo inicial é baixo – Ao contrário de uma raça pura, que custa muito caro, adotar um vira-lata não custa nada. 4. Ele tem menos problemas de saúde – Algumas pessoas dizem que vira-latas têm mais saúde do que raças puras. Isso não é comprovado cientificamente, mas sabemos que algumas raças puras têm mais propensão a desenvolver certas...

Tudo sobre Pinscher

É uma raça cachorro de porte pequeno, surgida na Alemanha. Tem uma constituição quadrada, possuindo uma musculatura forte e uma postura elegante.  Seu pescoço arcado e musculoso lhe dá um ar de confiante. Seu tamanho pode variar entre 25 a 30 centímetros, com o peso variando de 3 a 6 kg.  A cabeça é proporcional ao corpo, e vai afinando em direção ao focinho. Geralmente tem olhos escuros. Suas orelhas são altas e as patas dianteiras são retas. As patas são pequenas, e curiosamente se assemelham com a forma das patas dos gatos.  A pelagem do Pinscher é curta, densa e possui pelos duros e sem falha desprevenido .  As cores do pelo são sólidas e podem variar entre ferrugem, chocolate, vermelho e preto.  Eles possuem uma aparência distinta. É fácil reconhecer um Pinscher Miniatura quando você ver um.  A sua expectativa de vida varia entre 12 a 14 anos. Temperamento O Pinscher Mini é um cão com uma personalidade forte. S...

Cães podem descobrir câncer em seres humanos

  Nos últimos anos, os bichinhos têm sido usados em diferentes atividades, entre elas a de detectar   doenças   graves, como o câncer, a diabetes e outras. Uma pesquisa de uma universidade americana apontou que os cães identificam o câncer antes do surgimento de tumores Como um cachorro consegue detectar um câncer Que o cachorro é o melhor amigo do homem todo mundo já sabe, mas agora foi descoberto uma nova habilidade incrível para esses animais tão queridos em nossas vidas. Os cães são capazes de descobrir células cancerígenas nos humanos antes mesmo dos tumores aparecerem. Apesar de não serem capazes de alertar claramente o dono dos sinais do câncer, os cães procuram dar sinais aos seus donos a fim deles perceberem com a sua ajuda que há algo de errado em seu corpo. De acordo com um estudo da Universidade da Pensilvânia, algumas raças dos animais são capazes de identificar em até 90% de precisão o câncer de intestino em human...